domingo, 24 de setembro de 2017

Como funciona o CIEE?

O Centro de Educação Empresa Escola, conhecido popularmente por sua sigla CIEE, é uma instituição privada formada em promover o estágio de estudantes do ensino fundamental e médio. Funciona em todo o Brasil e é muito simples fazer parte.




Para que serve o CIEE?

O CIEE promove o contato entre e empresa e estagiário interessado em atuar no mercado como estudante. Não é uma agência de empregos, apenas de estágio em caráter temporário ou vagas para o aprendiz legal

Para a empresa a instituição funciona como Recursos Humanos. A empresa cria um vínculo com o centro por meio de contrato remunerado e divulga suas vagas. O CIEE pode se encarregar de fazer uma triagem de currículos e fazer a seleção ou encaminhar apenas os cadastrados com perfil adequado para a vaga. 




Para o aluno o CIEE age como um centro para encontrar estágios. Todos os dias novas vagas surgem e ele pode concorrer a quantas desejar. Fazendo o cadastro ele escolhe dentre as oportunidades disponíveis, participa da seleção e se for aprovado é realizado um contrato. 

O contrato possui vínculo e regulamentação com o CIEE. O órgão 'toma conta' do estagiário, supervisionando a experiência, promovendo um aprendizado de forma ampla. Em caso de problemas o estagiário pode entrar em contato com o CIEE para ele tomar as devidas providências de acordo com as leis do estágio. 

Como se cadastrar no CIEE?

O cadastro é realizado no site nacional do CIEE gratuitamente. Ele pode ser feito apenas por estudantes de ensino fundamental e médio. 
  • Para realizar o cadastro no CIEE, acesse o site oficial!
Todos os dias são divulgadas novas vagas para estágio de ensino superior e médio, sendo este último jovem aprendiz. Podem ser oportunidades para Jovem Aprendiz Bancos ou de empresas dos mais diversos setores. 

Tanto para cadastrar o currículo como concorrer às vagas ofertadas não é necessário pagar nada. Contudo, para concorrer é preciso entrar no site e realizar a candidatura. No ato de cadastro é solicitado a criação de um login e uma senha. Estes serão os dados a serem usados permanentemente para entrar no site.

Caso não haja acesso a um computador é possível dirigir-se até uma unidade do CIEE e realizar o seu cadastro pessoalmente também. O cadastro é cancelado automaticamente se for finalizado o período de estudos a menos que se modifique por conta de atrasos. Há alunos que trancam a matrícula e por isso a data de término deve ser modificada para o cadastro continuar.  

CIEE oferece cursos e palestras para estudantes

Além de ajudar com a oferta de novas oportunidades o CIEE ainda oferece cursos e palestras. Podem ser de um dia ou duração de algumas semanas, sempre gratuitos para exercer a sua função de ajudar os estudantes a chegar ao mercado de trabalho qualificados. 

Candidaturas a vagas também podem ser realizadas presencialmente nos computadores das sedes. Com a ajuda dos atendentes é possível tirar dúvidas e já atualizar o cadastro com o período de estudo na faculdade, mostrar os documentos originais para não precisar autorizar depois. 
  • Os endereços e telefones do CIEE para mais informações você encontra no site oficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário