terça-feira, 19 de setembro de 2017

Menor de 18 anos é obrigado a votar?

O título de eleitor é um documento obrigatório no Brasil quando é alcançada a maior idade penal. Todos os jovens acima dos 18 anos de idade devem portar o documento e exercer os seus direitos de eleger seus representantes políticos. O voto é obrigatório para quem já está com o título após os 18 anos mas antes não. Entenda mais a seguir. 


Menor de 18 anos não é obrigado a votar

A partir dos 16 anos de idade já é possível obter o título de eleitor. O documento se torna facultativo, podendo ou não solicitar nesta idade e não é obrigatório o seu porte. Mesmo tendo ele em mãos o voto não é obrigatório. 

Entre os 16 e 18 anos o voto é facultativo. O menor de idade poderá exercer o seu direito de escolher o político para governar sua cidade, seu estado ou seu país. Ele pode se dirigir até uma urna para participar do processo eleitoral mas não é obrigado a isso. 

Caso o menor de 18 anos não compareça votar não sofrerá as penalidades legais que o maior de idade iria responder se não votasse. Tire outras duvidas sobre sobre os deveres do eleitor!

Como tirar o título de eleitor

O documento é gratuito e obtido através do Tribunal Regional Eleitoral de sua cidade. Entrando no site do TRE de seu Estado é possível se informar sobre os endereços mais próximos de sua residência. 


Os documentos necessários são identidade ou qualquer documento oficial com foto (como habilitação e carteira de trabalho), CPF e comprovante de residência. É preciso realizar o agendamento do atendimento no site do TRE de sua cidade antecipadamente. 

O próximo passo é se dirigir a uma unidade do tribunal eleitoral com os documentos originais. Os dados são registrados juntamente com uma foto clicada na hora e as digitais. A principal digital também é confirmada, a mesma utilizada na cabine de votação para reconhecer o voto. 

O documento sai na hora e já pode ser impresso. Agora é só esperar a data para votar e buscar o endereço de sua zona eleitoral. Mesmo sem o título de eleitor em mãos, como a digital está cadastrada, é só levar um documento com foto porque a digital já serve como principal identificação. 

Por que votar?

A votação faz parte do processo democrático do sistema presidencialista do Brasil. É como a maior parte da população consegue eleger seus representantes de forma legal. O sistema presidencialista e com votos direto é o mais usado no mundo, mesmo não sendo comum em todos os países. 



O voto direto é considerada a forma mais democrática do povo eleger seus representantes. Foi implantada no Brasil desde a instituição da República e até nos tempos de ditadura perdurou. 

O sistema de votação no Brasil anda se aperfeiçoando cada vez mais. Hoje usa-se a digital como confirmação principal de voto, uma forma de garantir que quem está votando é de fato o dono do título de eleitor. 

Não votar gera multa e suspensão dos direitos civis até a regularização do título do eleitor diretamente em uma unidade do TRE. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário