quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Veja como ingressar na carreira militar no Brasil

Já pensou em participar de uma das diversas áreas do rumo militar? Além do serviço militar, existem outras formas que podem levar homens e mulheres ao rumo da carreira militar. Você sabe quais são? Confira a seguir todas as opções que podem levar você a uma área de atuação de excelência e tudo que você precisa fazer.

Serviço Militar

Com o propósito de agir em nome da lei e da ordem, o serviço militar é previsto por lei e obrigatório por um período de um ano com remuneração condizente. Todos os jovens do sexo masculino que completam 18 anos, devem comparecer ao alistamento militar e passarem por processo de seleção. 

Os que são selecionados durante o processo de alistamento, devem cumprir o tempo previsto de serviço. Este tempo pode ser prolongado dependendo de cada situação.

Para ter acesso a esta e a outras oportunidades, acesse http://xn--inscries2018-pdb0r.com

Ingresso através de concurso

O serviço militar é a forma mais direta para o ingresso nesta carreira, mas também é possível exercer funções nesta área através de concursos. A partir dos 16 anos, homens e mulheres podem se inscrever no concurso da Escola Preparatória de Cadetes do Exército.


Mas também é possível comparecer a concursos como Escolas de Formação de Oficiais e Escola de Formação de Sargentos para cargos superiores. Após a aprovação, o concursado trabalha até o período de Reserva Remunerada, que funciona como uma aposentadoria militar.

Escola de Sargentos

Para seguir carreira militar como sargento, é preciso antes ingressar na Escola de Sargentos, que forma há anos, os profissionais do Exército Brasileiro. Se aprovado, o candidato irá passar por um período básico de formação em um das unidades da instituição, distribuídas em algumas cidades do país.

Existem três estabelecimentos para a formação mencionada, são eles:
  • A Escola de Sargentos das Armas: destinada a formação da Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações;
  • A Escola de Sargentos de Logística: com os cursos de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos de Material Bélico, Música, Intendência, Topografia, Manutenção de Comunicações e Saúde;
  • Centro de Aviação do Exército: ensina ao sargento encarregado pela manutenção de equipamentos de aviação.

Mulheres na carreira militar

As mulheres não são obrigadas a participar do alistamento militar quando completam 18 anos, mas para as que gostariam de seguir carreira militar, é necessária a prestação de concurso de âmbito nacional.

Caso seja aprovada nos concursos, a pessoa selecionada poderá concluir a sua formação e seguir carreira militar em alguns dos órgãos das Forças Armadas.

Um comentário:

  1. Veja o relato de alguém que conviveu com o socialismo desde a ditadura militar:
    http://carlosliliane64.wixsite.com/magiaeseriados/um-relato-pessoal

    ResponderExcluir