Frase

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).
São Paulo, quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Fé medieval

Autor: Edson   |   05:47   Seja o primeiro a comentar

Transcrevo um fato interessante sobre a Fé medieval, do livro "A Igreja das Catedrais e das Cruzadas", de Daniel-Rops, que um amigo me enviou por e-mail.

"A fé é o traço psicológico decisivo em todas as manifestações da atividade humana neste período. Nada se fará na terra sem que, direta ou indiretamente, Deus seja o fim, o meio, a testemunha ou o juiz. Toda a civilização medieval será sagrada.

"Os testemunhos desta fé unânime são inúmeros: santos, heróis, etc. Mas há também o testemunho daqueles cuja conduta é um insulto ao Sangue de Cristo e que, no entanto, O confessam: como o caso do soldado violento, divorciado e casado pela segunda vez que, de espada em punho, se aproxima de um bispo e lhe grita: "Absolve-me ou eu te mato!" Mas, quando o bispo simplesmente lhe estende o pescoço e diz:"Fere!", o soldado tem estas palavras extraordinárias: "Não. Não te amo a ponto de mandar-te diretamente para o Paraíso!" Esse homem furioso, esse pecador, era afinal um homem de fé."

0 comentários: