Frase

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).
São Paulo, quinta-feira, 11 de março de 2010

Profanações na França

Autor: Edson   |   11:44   Seja o primeiro a comentar

Segue o resumo de duas notícias sobre profanações recentes ocorridas na França:

Vandalismo contra duas igrejas em Nantes

A Igreja de São Clemente foi alvo de vandalismo no dia 24 de fevereiro. Uma estátua foi danificada (teve uma mão quebrada), uma estação da via sacra foi roubada e uma dúzias de bancos foram danificados.

Dois dias mais tarde, a Basílica de Saint-Donatien foi alvo de anarquistas que picharam nas paredes slogans como "Queimem sua igreja" (foto acima, Presse Océan). Na porta principal foi desenhado um A maiúsculo dentro de um círculo, símbolo do anarquismo. Na mesma noite, no colégio católico Saint-Alphonsee, escreveram no muro e no portão frases como "Nem Deus, nem mestre" e "os sacerdotes na fogueira, as bruxas em liberdade". (Le Figaro, 2/3/2010; Le Télégramme, 3/3/2010).

Roubo e profanação do Santíssimo Sacramento na igreja de Morangis, diocese de Évry - Corbeil-Essonnes

Depois de roubarem objetos valiosos, os assaltantes arrombaram o sacrário com um martelo (foto ao lado). As Hóstias consagradas (Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo) foram jogadas no chão, num local próximo da igreja, e pisoteadas pelos bandidos, que assim demonstraram não serem simples ladrões. O bispo local ficou indignado com o silêncio e a apatia do governo e da mídia. (Le Parisien, 23 de fevereiro de 2010)

0 comentários: