Frase

"A Revolução Francesa começou com a declaração dos direitos do homem, e só terminará com a declaração dos direitos de Deus." (de Bonald).
São Paulo, segunda-feira, 12 de março de 2012

Índios vendem direitos sobre terras da Amazônia à empresa estrangeira

Autor: Edson   |   17:47   1 comentário

A agência Estado informa (11/3/2012) que teve acesso ao contrato por onde índios da etnia mundurucu venderam, à empresa irlandesa Celestial Green Ventures, por US$ 120 milhões, seus direitos sobre uma área com 16 vezes o tamanho da capital paulista (clique no mapa ao lado para ampliar).

O território fica na floresta amazônica, no município de Jacareacanga (PA). A empresa terá acesso irrestrito ao território indígena, os índios não poderão plantar ou cortar madeira por 30 anos e qualquer intervenção na área necessitará de autorização prévia da empresa estrangeira.

A FUNAI já registrou mais de 30 contratos semelhantes. Celestial Green Ventures possui agora 16 projetos no Brasil, num total de 200 mil quilômetros quadrados, equivalente ao Estado de São Paulo.

"Os índios assinam contratos muitas vezes sem saber o que estão assinando. Ficam sem poder cortar uma árvore e acabam abrindo caminho para a biopirataria", disse Márcio Meira, presidente da FUNAI.

1 comentários:

"Sem saber o que estão fazendo": Mas bem sabem o que estão recebendo nas agencias bancárias que eles tem suas contas correntes!